Há quem acredite ou duvide de tudo, ambas posições são cômodas, mas o senso crítico para ambas pode representar salvação

Álcool faz mal a saúde!

A indústria não está preocupada com a sua saúde ou bem estar mas com sua capacidade de lhe dar lucro, não acredite em tudo que a propaganda diz veja o que diziam antes
Éo que se pensa hoje à respeito disso tudo.
Todas as propagandas a seguir comprovadamente são mentirosas a respeito do bem que fazem.


Final de semana

Normalmente no final de semana nos reunimos ou em família ou entre amigos, é uma grande oportunidade para perguntar Como Vai Você?
estreitar laços afetivos ou reconstruir uma linha de comunicação.
Saber mais de ti!

Oportunamente nesse final de semana reunido com amigos, falávamos entre outras coisas da dificuldade vigente diante da falta de postura educação, senso de humanidade na sociedade atual.

E vêm o questionamento: se temos tantas e tantas teorias a respeito da educação e desenvolvimento do ser, será que esse conhecimento teórico faria diferença nesse desenvolvimento, no caso, os pais como educadores teriam possibilidade de formar um indivíduo melhor diante dessa sociedade tão descontroladamente assustadora com níveis de violência cada vez mais crescentes.

Já que falar, apontar erros direções é fácil, mas e na prática???
Nossos questionamentos diante da teoria  tem fundamento é claro, o que exemplificando com o famoso jargão:

"... Falar é fácil .. difícil é fazer..."

E o que dizer diante dessas afirmações tão verdadeiras diante de um grupo que aprende que é necessário entender os problemas e que muitas vezes para que isso seja possível se faz necessário buscar muita literatura dando vazão ao entendimento e reflexão.

Sobretudo quando se tenta a primeira vez e nada a segunda vez e nada também...

A força que recebemos diante de uma partilha de quem vive ou já vivência situações semelhantes as nossas é eficaz no sentido de nos ajudar a ver que mesmo diante de erros de e acertos conseguimos evoluir quando não desistimos na primeira falha ou insucessos.

O AMOR EXIGENTE nos ensina que não há muita diferença entre famílias que conseguem conquistar uma melhor qualidade de vida e as que não conseguem atingir esse objetivo.
Não somos perfeitos então erramos acertamos quem erra mais precisar reajustar mais vezes, então fortaleça sua busca e insista na mudança para melhor.

Mas o que diferencia é o foco no objetivo principal de saber onde quer chegar.

Diante disso é verdade que na teoria tudo é lindo e maravilhoso, é fácil falar, é fácil dar palpites, mas também é fácil de desistir para não ter que se esforçar mais e mais.
Então a teoria nos dá um caminho um curso a seguir depende de nós o empenho a força o desejo de aplicar o que a teoria nós indicar.
Que quando perdermos o rumo basta buscar a correção desse rumo um ajuste.
Acertar o plumo e tentar mais uma vez.

Mensagem

Mensagem do Dalai Lama para o novo milênio
Instruções para a vida no próximo milênio segundo Sua Santidade o Dalai Lama:
1. Leve em conta que um grande amor e os grandes compromissos envolvem também  grandes   riscos.
2. Quando perder, não perca a lição.
3. Siga os três Rs: Respeite-se, Respeite os outros, seja Responsável por todos os seus atos.
4. Lembre-se de que não conseguir o que quer, às vezes, é um maravilhoso golpe de sorte.
5. Aprenda as regras para poder quebrá-las com propriedade.
6. Não permita que uma pequena disputa fira uma grande amizade.
7. Quando perceber que cometeu um erro, tome imediatas providências para corrigi-lo.
8. Passe um tempo sozinho todos os dias.
9. Abra os braços para a mudança, mas não perca seus valores.
10. Lembre-se de que o silêncio é, às vezes, a melhor resposta.
11. Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando ficar mais velho e olhar para  trás, poderá regozijar-se uma segunda vez.
12. Uma atmosfera amorosa em sua casa é a base de sua vida.
13. Nas desavenças com os entes queridos, trate somente da situação atual.   Não relembre coisas passadas.
14. Compartilhe seu conhecimento. É uma das maneiras de atingir a imortalidade.
15. Seja gentil para com a terra.
16. Uma vez por ano vá a algum lugar onde jamais esteve.
17. Lembre-se de que a melhor relação é aquela em que o amor recíproco excede a necessidade recíproca.
18. Julgue seu sucesso por tudo o que você teve que abrir mão para poder alcançá-lo.
19. Abandone-se ao amor e ao cozinhar sem restrições.

A ATITUDE DAS PESSOAS FAZ A DIFERENÇA.

A  ATITUDE  DAS  PESSOAS  FAZ  A  DIFERENÇA.

Ao estudar a conduta das pessoas nos países ricos descobre-se que a maior parte da população cumpre as seguintes regras, cuja ordem pode ser discutida:

1.  A moral como principio básico
2.  A ordem e a limpeza
3.  A integridade
4.  A pontualidade
5.  A responsabilidade
6.  O desejo de superação
7.  O respeito às leis e aos regulamentos
8.  O respeito pelo direito dos demais
9.  Seu amor ao trabalho
10. Seu esforço pela economia e investimento

A DEPRESSÃO E O APOIO DA FAMÍLIA 




O que você pode fazer para ajudar
  
  
A DEPRESSÃO AFETA TODA A FAMÍLIA
Ref bibliografia. John H. Greist, MD
James W. Jefferson, MD *

Todos nós ocasionalmente experimentamos sensações de tristeza ou “melancolia”. Essas emoções são parte normal da vida, como, por exemplo, a mágoa que sentimos após a perda de um ente querido. Entretanto, quando as sensações de infelicidade tornam-se constantes e começam a interferir nas funções corporais das pessoas, estamos falando sobre uma doença chamada depressão. 
Aprender tudo que  pode sobre depressão e seus tratamentos disponíveis é uma das melhores formas de ajudar alguém a quem você muito estima (ou você mesmo) a entrar no caminho da recuperação.
DEFININDO A DEPRESSÃO

Quando usamos o termo depressão, estamos falando de uma condição médica comum, com sintomas muito específicos. Esses sintomas têm uma intensidade e duração significantes e podem afetar as funções e o bem-estar de uma pessoa, de várias formas. Esse tipo de depressão requer tratamento, uma vez que pode prejudicar seriamente a capacidade de uma pessoa desempenhar as atividades inerentes a uma vida normal, no trabalho, e em seus relacionamentos. A depressão pode afetar, de inúmeras formas, o nível de humor, a perspectiva de vida, o comportamento e as funções físicas de uma pessoa. O estado de humor de uma pessoa deprimida é quase sempre de tristeza ou de angústia, e a irritabilidade é comum. Sentimento de ansiedade ou uma sensação de medo de que algo de terrível está para acontecer, com freqüência acompanha os sintomas da depressão.
O pensamento depressivo geralmente está muitas vezes associado a uma baixa auto-estima e pode tomar a forma de idéias negativas sobre si mesmo e o seu futuro. Numa depressão severa, sentimentos de inutilidade e desesperança podem debilitar a pessoa deprimida, a qual pode começar achar que não vale a pena viver. Em um caso como este, o suicídio pode ser um perigo real. (Sempre leve a conversa de suicídio a sério, pois pode ser a forma de uma pessoa deprimida pedir socorro antes de levar adiante uma tentativa de suicídio).
Como é possível saber se alguém está com depressão?
O primeiro sinal geralmente é uma alteração no comportamento usual da pessoa. Por exemplo, uma pessoa anteriormente alegre e sociável pode tornar-se irritável e retraída. Ela pode perder o interesse nas atividades que antes eram apreciadas ou pode começar a ter problemas com o sono ou apetite.
Considerando que cada pessoa é um ser individual, os sinais de depressão podem variar enormemente de pessoa para pessoa. Entretanto, alguns dos sinais observados com maior freqüência estão relacionados no quadro abaixo:
SINAIS COMUNS DE DEPRESSÃO

Humor deprimido
Perda de interesse em atividades anteriormente prazerosas
Insatisfação com a vida
Afastamento das atividades sociais
Perda de energia
Perda de interesse sexual
Sensação de desamparo ou desesperança
Irritabilidade
Grande preocupação com problemas de saúde
Tristeza e choro
Preocupação e/ou autocrítica
Dificuldade em concentrar-se e/ou tomar decisões
Insônia
Perda de apetite e de peso (ou, menos comumente, sono mais prolongado e ganho de peso corporal).
Abuso de substância prejudiciais
Quando suspeitar que alguém que você estima (ou você mesmo) está deprimido, é importante falar com um profissional de saúde. Seu médico pode ser a primeira pessoa a oferecer sugestões, apoio e informações sobre opções de tratamento eficaz.
 
QUEM É AFETADO PELA DEPRESSÃO?
Depressão é um transtorno muito comum em nossa sociedade, afetando cerca de 5% da população em um dado momento. Pesquisadores estimam que aproximadamente 10% dos americanos sofrerão um episódio depressivo maior em algum período de suas vidas. Alguns calculam que essa incidência seja da ordem de 25%, especialmente na população feminina. As pessoas que já tiveram uma crise depressiva têm maior tendência a desenvolver um outro episódio do que aquelas que não passaram por essa experiência. As pessoas propensas à depressão podem ter uma média de cinco episódios em toda a sua vida. Felizmente, os estudos mostram que tratamento precoce pode reduzir a severidade e a duração dos episódios depressivos para a maioria das pessoas.
A depressão afeta pessoas de ambos os sexos, de todas as raças, idades e posição social. Existe evidência, entretanto, de que certos grupos de pessoas podem ser mais vulneráveis à depressão do que outros. Antes dos 65 anos de idade, mais mulheres do que homens são diagnosticadas com depressão, mas após essa idade, tanto homens como mulheres parecem ser afetados igualmente. Crianças e adolescentes também podem tornar-se deprimidos, e adolescentes podem ser especialmente suscetíveis. Até recentemente, muitas pessoas tendiam em não admitir sinais de depressão em adolescentes, acreditando que os mesmos eram parte normal da problemática da adolescência ou ‘simplesmente uma fase’ que os jovens logo superariam.
Hoje, os especialistas reconhecem que os adolescentes são tão vulneráveis a transtornos depressivos quanto os adultos e talvez até mesmo com risco maior de suicídio. De fato, nos últimos 30 anos, o índice de suicídio triplicou entre os jovens - uma tendência trágica e alarmante.
Os especialistas acreditam agora que muitas pessoas com propensão à depressão experimentam seu primeiro episódio entre 15 e 19 anos. Os sintomas da depressão em um adolescente são freqüentemente similares àqueles observados em adultos, mas podem também incluir, raiva, comportamento agressivo, uma baixa no desempenho escolar e outras formas de ‘manifestação’.
O papel da genética
Parece existir um componente “hereditário” em muitos casos de depressão. Em outras palavras, se outros parentes mais próximos forem propensos à depressão, a sua tendência em ter a doença será maior.
Por exemplo, se um gêmeo idêntico tiver depressão, existe uma chance de 70% do outro gêmeo também desenvolver depressão. Nos filhos, pais e irmãos de uma pessoa deprimida (incluindo gêmeos não-idênticos) a probabilidade de desenvolvimento de depressão é de aproximadamente 15%. Nas pessoas que não têm parentes chegados que sofrem de depressão, a probabilidade de virem a desenvolver depressão é de apenas 2% a 3%. Parece haver verdade na idéia de que a depressão pode “disseminar-se na família”
Fatores Bioquímicos
Uma nova área promissora da pesquisa está examinando possíveis causas físicas de depressão. Muitos especialistas acreditam agora que a depressão pode ser causada por um desequilíbrio ou rompimento no nível de alguns importantes elementos químicos do cérebro chamados neurotransmissores. Apesar de os pesquisadores não terem ainda todas as respostas, conseguiram desenvolver inúmeras medicações para modular os níveis de neurotransmissores revelados como eficazes no tratamento da depressão.
Fatores ligados ao próprio desenvolvimento e outros fatores externos

Existe alguma evidência de que as crianças que sofrem perdas prematuras de pessoas importantes, especialmente os pais, são mais propensas em desenvolver depressão, mais tarde, na vida. .
COMO A FAMÍLIA PODE AJUDAR
A depressão é um transtorno que afeta toda a família. As pessoas deprimidas podem despertar sentimentos de frustração, culpa e até mesmo de raiva nos familiares, os quais podem guardar ressentimento ou ter dificuldade de entender os problemas da pessoa deprimida. Estudos mostram que as pessoas deprimidas são mais passíveis de experimentar sentimentos de rejeição ou julgamentos negativos por parte de terceiros do que as não deprimidas, e as reações negativas de outros membros da família podem agravar ainda mais os seus sentimentos de desesperança e baixa auto-estima.
Sem dúvida, compreensão é a chave. 
Quanto mais uma família conhecer sobre depressão, mais bem preparada  estará para oferecer apoio na hora em que o familiar deprimido necessitar. 
Aprender mais detidamente sobre tratamentos eficazes da depressão também ajudará a incentivar a pessoa deprimida a aderir ao plano de tratamento prescrito. Algumas famílias se beneficiam da participação em terapia ou aconselhamento familiar para entenderem melhor os complexos aspectos envolvidos na depressão. O aconselhamento pode ajudar toda a família a aprender sobre estratégias de comunicação mais eficazes e melhores formas de combater a depressão em casa. 
Associar-se a um grupo de apoio para pessoas com depressão e suas famílias é uma outra opção. Você ficaria assombrado ao descobrir como é útil e tranqüilizador poder falar com outras pessoas que entendem exatamente o que você e sua família estão passando!
 Essas organizações podem oferecer ajuda para encontrar um grupo de apoio em sua área e são também uma boa fonte de informações para auxiliar na sua educação sobre depressão. Entrementes, aqui estão algumas sugestões que ajudarão a fortalecer o combate à depressão, e que sua família pode começar a usar imediatamente.
FORMAS DE APOIAR UM MEMBRO DEPRIMIDO DA FAMÍLIA  
  • Tente manter um relacionamento o mais normal possível
  • Reconheça que a pessoa está sofrendo
  • Não espere simplesmente que a pessoa “melhore repentinamente”
  • Envie esforços para que a pessoa decida se tratar e melhorar
  • Demonstre afeição, ofereça palavras reconfortantes e faça elogios
  • Mostre que você respeita e valoriza a pessoa
  • Ajude a pessoa a manter-se ocupada, um membro ativo da família
  • Não critique, atormente ou censure a pessoa por seu comportamento deprimido
  • Não diga ou faça qualquer coisa que, em sua opinião, poderia piorar a imagem pouco satisfatória que a pessoa já tem de si mesma.
  • Leve a sério qualquer conversa sobre suicídio e notifique o fato imediatamente ao médico ou ao profissional responsável.

Ao pé do ouvido!



Quero lhe falar...

.... de algo que vai alem da da partilha sincera e verdadeira.

  Daquela batalha instransferivel que somente pode ser travada por nós mesmos(as), da luta entre fazer e o não fazer, do assumir e do não assumir a responsabilidade que lhe cabe.


  Assim é nosso momento de reflexão: muitas vezes há um certo  desconforto, desencontro, encontro, persistência desistência, as vezes por falta de coerência, entendimento, partimos para ignorância, precisamos separar um tempo para nossa reflexão, nosso momentum "espiritualidade".


Com essa iniciativa poderemos realmente passar a entender nossa forma de agir nossas respostas diante dos problemas que a vida nos apresenta. O AMOR EXIGENTE nos ensina o caminho e a escolha é nossa trilhar ou não esse caminho, nos grupos somos incentivados, insitados e até mesmo indignados a buscar nossas mudanças que vão do nosso interior mais profundo ao nosso exterior que esta disponivel a todos que convivem conosco sendo esse o mais fácil .


  Longe de ser facil, essa tarefa quando bem executada nos trás um ganho profundamente satisfatório  no sentido da Vida que queremos para nós,

  quando optamos por buscar uma qualidade de vida melhor.

  Nos grupos devemos incentivar uns aos outros a uma busca constante de um melhor entendimento sobre nos mesmos, reconhecendo nossos próprios limites nossas aptidões, nossas qualidades e defeitos.


No grupo de apoio não classificamos pessoas, mas falamos de comportamento, nossos de nossos familiares com o intuído de encontrar caminhos para uma melhor adaptação na implantação dessa proposta de vida.


Grupo de apoio da apoio dentro das diretrizes e dentro dos princípios éticos institucionais do AMOR EXIGENTE.


Palavras da dona Mara:
Praticam e estimulam o autoconhecimento, buscando uma profunda interiorização.
Tem compaixão. Vivem o Amor.
Praticam o respeito pela dignidade do ser humano.

APRENDER, SENTIR? IMPOSSÍVEL

Caverna de plantão. E o seu fundo do poço!
APRENDER, SENTIR? IMPOSSÍVEL!

A questão que essa metáfora nos coloca é a de que quanto menos eu sei; menos eu sofro; menos eu reivindico; menos eu me conheço.
O AMOR EXIGENTE é uma proposta de vida que através do amor autoconhecimento contribuí e muito na busca de uma qualidade de vida.

Viver implica em assumir responsabilidades, aprender, prosseguir, lutar, estabelecer, atingir, conquistar,  esperar, concretizar tentar, conseguir, vencer, perder, absorver, conhecer, mudar,. Crescer, amadurecer.

Se aquele que tem conhecimento sobre determinado assunto, está à frente de outros que estagnaram no nível da superficialidade.
Quando pensamos em um processo de mudança e amadurecimento, baseado nesta dualidade entre luz e sombra conhecimento e ignorância; ficar ou fugir; enfrentar ou recuar, alguns símbolos da metáfora podem ser colocados em cena:

Cegueira, sombra, escuridão podem ser entendidas como as limitações de visualização mental de novas perspectivas sentimentos motivados pelo medo.

Descoberta de um novo mundo, a saída da caverna, pode ser a ampliação de consciência do problema, sobre suas percepções acerca de si e dos desafios que ele traz.

Na vivência dessa proposta de vida vimos ângulos diferentes de situações e de conceitos tidos como verdades absolutas.

A dor, o incômodo causado pela claridade, nada mais são do que aquilo que sentimos quando vivendo o autoconhecimento se sente quando se depara com a necessidade da mudança como sendo a condição essencial para encarar a realidade de uma nova maneira de viver a vida é se relacionar com o MUNDO.

O perigo da transformação, representado pelo desejo do prisioneiro voltar à caverna e chamar os companheiros para uma nova vivência. De forma geral apresentamos resistência a mudança mesmo quando é para o nosso bem é importante permanecer nos grupos pois nesses momentos o Grupo de apoio ajuda encorajando e apoiando nas nossas dificuldades.

A irreversibilidade da transformação é ao mesmo tempo maravilhosa e perigosa, por causa dela, algumas pessoas poderão se afastar, outras, se unir a você pelos simples fato de agora é possível pensar e agir de uma maneira diferente.

A responsabilidade pelas escolhas, ficar ou sair, voltar ou não,  tomar para si as rédeas da mudança da própria vida,

O fato de perceber a realidade sob outro foco é responsabilidade de cada um.

Por isso, Como vai você?

A crise

Como a crise afeta você
A crise de que falamos é a frustração, a confusão, a raiva e o medo que os pais sentem dentro de sua própria casa frustrados quando seu filho se recusa a voltar para casa na hora designada.

A vida continua

Como administrar a crise e conseqüentemente buscar a felicidade?

  1. enfrentaR o problema
  2.  assumir a responsabilidade dos nossos erros (NÃO A CULPA)
  3. refletir antes de agir
  4. entender que cada escolha há sempre uma perda
  5. aceita que a vida da é feita de ganhos e perdas
  6. definir claramente nossa meta
  7.  programar a nossa mudança de atitude
  8.  assumir novos comportamentos
  9. mudar todo o dia um pouco. Sempre procurando melhorar
Uma crise gera mudanças e a mudança pode gerar ansiedade e exige umc erto tempo para adaptar-se ‘a nova situação. 
Mas, o ser humano  tem uma facilidade muito maior do que imagina; a de conviver com a mudança.
Certamente sentiremos desconforto e insegurança durante uma crise e frente a
uma nova situação. Será necessário nos ajustarmos. 
Se aprendermos a ter paciência nesse processo de adaptação poderemos ser vitoriosos.
Conte com seu grupo de apoio confie partilhe seus medos e anseios, insucessos e sucessos .