O amor vem antes mas fica, exatamente, no mesmo nível de importância da Exigência, da Disciplina. Codependência: "Ninguém pode nos ferir sem o nosso consentimento"
E o que é AMOR EXIGENTE???
Eba! Uu! Yes! Festa!!
Parar de usar droga, trocar comportamentos nocivos por comportamentos que ajudam a ter uma vida melhor e que resultem em uma atitude positiva na vida.
Quando continuar é preciso!

Ainda na concepção da dependência química como doença, ela é caracterizada como progressiva, incurável, mas tratável, apesar de problemas significativos para o dependente.
- Como fica nossa atitude e nosso empenho e determinação?
- Nossa perseverança?
- Nosso entendimento?
- E nossa busca interior?
- O foco, muda?
Codependencia - seus traços
O termo Codependência surgiu no final dos anos setenta nos EUA como a descrição das atitudes da pessoa seja por meio de comportamento agressivo, chantagista, punitivo, vitimista ou cuidador.
Na situação de codependente a pessoa pode acreditar que parecer uma vítima, pode ser muito vantajoso.
Uma pessoa que é vítima de algo, de uma forma ou de outra, acaba sendo poupada das críticas dos outros e conta com a compaixão e a compreensão de muitas pessoas, ainda que não tenham a noção exata desse comportamento, independente do que tenha feito.
E o que agrava ainda mais a situação da pessoa são suas atitudes é que passa a crê que todos aqueles que questionam as ações de uma suposta vítima podem até mesmo serem vistos como insensíveis cruéis e ingratos.
Em casos mais graves, as vítimas acreditam que isso lhes dá carta branca para odiar ou machucar outras pessoas.
Atitudes e comportamentos comuns
Existem alguns sinais que nos ajudam a identificar quem se encaixa nesse círculo de manipulação e faz da vitimização sua forma de vida.
Os principais são:
»A pessoa que faz uso da vitimização não pergunta diretamente o que você quer, mas envia mensagens imprecisas na forma de queixa ou arrependimento.
Por exemplo: “Ninguém sabe o quanto me custou chegar até aqui”.
Então você não sabe se a pessoa quer seu reconhecimento, se está reclamando porque acredita que para você custou menos, ou quer sua ajuda para algo em particular.
»O vitimista é também receioso e desconfiado.
Com frequência, alerta você sobre as más intenções dos outros.
É um comportamento nocivo para própria pessoa e deve ser trabalho.
Mas é possível viver livre da codependencia.
Acredite!
Nós
Somos carne mas também espírito,
Somos corpo mas também somos mente.
Somos presente mas também somos passado.
No entanto de um futuro incerto ganhamos o Presente!
Que é onde tudo acontece onde tudo pode acontecer.
Contudo se não se deleitar, apreciar, evidenciar, compartilhar, viver... Hoje...
Rede social
Hoje mais que uma novidade um estilo de vida que caracterizam comportamentos adotado por muitos o que tem interferido muito na inteligência emocional das pessoas.
Qualquer pessoa pode perder isso se deixar se levar pelo tipo de vida que as pessoas querem expor.
11º PRINCIPIO – EXIGÊNCIA E DISCIPLINA
1ª SEMANA: “A EXIGÊNCIA OU DISCIPLINA E VOCÊ”
O que vem a ser Exigência?
E disciplina, como podemos definir?
O que exigir de você mesmo?
– falo demais em respeitar o outro ou sou pouco comunicativo e me fecho?
– tenho me deixado levar pela compulsão por cigarro, bebida, compra, comida?
– Que aspectos cultivar?
Exigência na disciplina com o objetivo de ordenar, organizar a nossa vida e dos que nos apóiam junto ao dependente.
E os indicativos do uso de Drogas
Mais do que um indicativo de uso um alerta da importância de fazer parte da vida da criança e do adolescente e não apenas estar ali!
1 - Mudar radicalmente de interesses
é preciso acompanhar a vida do adolescente de perto.
2 - Apresentar queda no rendimento escolar
é preciso acompanhar a vida do adolescente de perto
3 - Mostrar-se muito agressivo
é preciso acompanhar a vida do adolescente de perto
4- Trocar de amigos
Mudar o grupo de amigos, de uma hora para outra, é um indicativo de alteração de interesses e identificação..
Esse item merece uma atenção especial haja vista que em muitos relatos de indicativo de uso de drogas fala dessa troca.
Mas vejo que é importante ressaltar que é possível que no seu grupo de amigos tenha um percentual bem elevado de usuário de drogas sobretudo quando atentamos sobre os índices atuais de usuários de drogas na adolescência.
A família deve acabar com esse pré -conceito de achar que os velhos amigos de infância são os velhos amigos de antigamente, é possível que estejam envolvidos com o uso e abuso de substâncias psicoativas.
É nesse caso a troca de amigos pode não ser exatamente uma alteração, mas uma tentativa de fuga.
5 - Relatar sensação de perseguição
Segundo especialistas em infância e adolescência pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), muitas drogas aumentam a quantidade de dopamina no cérebro e esse excesso provoca sintomas psicóticos, como delírio e alucinação.
“Cocaína e crack são as drogas que mais predispõe a comportamentos paranóicos.
é preciso acompanhar a vida do adolescente de perto
6 - Pedir mais dinheiro do que o normal
Como não trabalha, um adolescente precisa recorrer ao dinheiro dos pais para sustentar o vício.
Aqui também merece um cuidado especial pois se no meio social onde vive há um grande número de adolescentes envolvidos com droga é possível que alguns já tenham algum tipo de trabalho relacionado a esse meio.
Então, ao invés de solicitar $$$ aparecer com artigos novos comprados ou não é um sinal de alerta a ser ligado.
Nesse meio é comum o troca troca tanto de vestuário quanto de utensílios.
Isso também é uma forma de alienar de enfeitiçar de alguma forma quanto ao MUNDO da facilidade deslumbrante e mentirosa e fantasiosa que a droga trás.
Não concorde com esse tipo de COMPORTAMENTO, pois pode ser uma forma de trazer para mais junto do grupo, ou seja, se sentir parte e isso pode ser só um pulinho para o uso.
é preciso acompanhar a vida do adolescente de perto
7 - Alterar o hábito alimentar
“O consumo excessivo de bebida alcoólica provoca falta de apetite e perda de peso, além do aumento do volume abdominal. Já a maconha aumenta a fome e o desejo por doces”.
é preciso acompanhar a vida do adolescente de perto
8 - Dormir pouco ou muito
Álcool, maconha, solventes e heroína provocam sonolência. Enquanto ecstasy e cocaína exercem o efeito contrário. “No entanto, se observar que seu filho está dormindo muito, passa o dia todo deitado na cama e evita sair com colegas, é mais provável que ele esteja deprimido e não usando drogas”.
é preciso acompanhar a vida do adolescente de perto
9 - Apresentar a pupila dilatada
“As substâncias contidas em algumas drogas modificam a fisiologia humana por inteiro, alterando a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o fluxo de sangue para os órgãos vitais e a musculatura do olho, que controla quanto de luz pode chegar até a nossa retina, provocando a dilatação ou a contração pupilar”.
é preciso acompanhar a vida do adolescente de perto
10 - Isolar-se dos familiares e amigos
Quando o adolescente se afasta do convívio com a família e mesmo com a turma com quem costumava andar, é preciso ficar atento.
“Os mais retraídos também estão tão ou até mais vulneráveis.”
é preciso acompanhar a vida do adolescente de perto
Importante
Quem nunca Errou?
.
.
.
Sentimentos de revanche de vingança (lembrando de todos aqueles momentos em que ouvi o que não gostei embora fosse verdade, daquela discordância quando acreditava estar 100% com a razão, embora não estivesse) devem dar lugar a compreensão mais do que qualquer outro sentimento.
Como superar a codependência?
Se você se sente apegado a alguém que é o centro do seu mundo, a razão da sua existência e sem a qual você não consegue se desenvolver na vida, será possível mudar isto?
Há quem acredite ou duvide de tudo, ambas posições são cômodas, mas o senso crítico para ambas pode representar salvação
Álcool faz mal a saúde!
Final de semana
estreitar laços afetivos ou reconstruir uma linha de comunicação.
Saber mais de ti!
Oportunamente nesse final de semana reunido com amigos, falávamos entre outras coisas da dificuldade vigente diante da falta de postura educação, senso de humanidade na sociedade atual.
E vêm o questionamento: se temos tantas e tantas teorias a respeito da educação e desenvolvimento do ser, será que esse conhecimento teórico faria diferença nesse desenvolvimento, no caso, os pais como educadores teriam possibilidade de formar um indivíduo melhor diante dessa sociedade tão descontroladamente assustadora com níveis de violência cada vez mais crescentes.
Já que falar, apontar erros direções é fácil, mas e na prática???
Nossos questionamentos diante da teoria tem fundamento é claro, o que exemplificando com o famoso jargão:
"... Falar é fácil .. difícil é fazer..."
E o que dizer diante dessas afirmações tão verdadeiras diante de um grupo que aprende que é necessário entender os problemas e que muitas vezes para que isso seja possível se faz necessário buscar muita literatura dando vazão ao entendimento e reflexão.
Sobretudo quando se tenta a primeira vez e nada a segunda vez e nada também...
A força que recebemos diante de uma partilha de quem vive ou já vivência situações semelhantes as nossas é eficaz no sentido de nos ajudar a ver que mesmo diante de erros de e acertos conseguimos evoluir quando não desistimos na primeira falha ou insucessos.
O AMOR EXIGENTE nos ensina que não há muita diferença entre famílias que conseguem conquistar uma melhor qualidade de vida e as que não conseguem atingir esse objetivo.
Não somos perfeitos então erramos acertamos quem erra mais precisar reajustar mais vezes, então fortaleça sua busca e insista na mudança para melhor.
Mas o que diferencia é o foco no objetivo principal de saber onde quer chegar.
Diante disso é verdade que na teoria tudo é lindo e maravilhoso, é fácil falar, é fácil dar palpites, mas também é fácil de desistir para não ter que se esforçar mais e mais.
Então a teoria nos dá um caminho um curso a seguir depende de nós o empenho a força o desejo de aplicar o que a teoria nós indicar.
Que quando perdermos o rumo basta buscar a correção desse rumo um ajuste.
Acertar o plumo e tentar mais uma vez.
Mensagem
Mensagem do Dalai Lama para o novo milênio
Instruções para a vida no próximo milênio segundo Sua Santidade o Dalai Lama:
1. Leve em conta que um grande amor e os grandes compromissos envolvem também grandes riscos.
2. Quando perder, não perca a lição.
3. Siga os três Rs: Respeite-se, Respeite os outros, seja Responsável por todos os seus atos.
4. Lembre-se de que não conseguir o que quer, às vezes, é um maravilhoso golpe de sorte.
5. Aprenda as regras para poder quebrá-las com propriedade.
6. Não permita que uma pequena disputa fira uma grande amizade.
7. Quando perceber que cometeu um erro, tome imediatas providências para corrigi-lo.
8. Passe um tempo sozinho todos os dias.
9. Abra os braços para a mudança, mas não perca seus valores.
10. Lembre-se de que o silêncio é, às vezes, a melhor resposta.
11. Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando ficar mais velho e olhar para trás, poderá regozijar-se uma segunda vez.
12. Uma atmosfera amorosa em sua casa é a base de sua vida.
13. Nas desavenças com os entes queridos, trate somente da situação atual. Não relembre coisas passadas.
14. Compartilhe seu conhecimento. É uma das maneiras de atingir a imortalidade.
15. Seja gentil para com a terra.
16. Uma vez por ano vá a algum lugar onde jamais esteve.
17. Lembre-se de que a melhor relação é aquela em que o amor recíproco excede a necessidade recíproca.
18. Julgue seu sucesso por tudo o que você teve que abrir mão para poder alcançá-lo.
19. Abandone-se ao amor e ao cozinhar sem restrições.
A ATITUDE DAS PESSOAS FAZ A DIFERENÇA.
A ATITUDE DAS PESSOAS FAZ A DIFERENÇA.
Ao estudar a conduta das pessoas nos países ricos descobre-se que a maior parte da população cumpre as seguintes regras, cuja ordem pode ser discutida:
1. A moral como principio básico
2. A ordem e a limpeza
3. A integridade
4. A pontualidade
5. A responsabilidade
6. O desejo de superação
7. O respeito às leis e aos regulamentos
8. O respeito pelo direito dos demais
9. Seu amor ao trabalho
10. Seu esforço pela economia e investimento
A DEPRESSÃO E O APOIO DA FAMÍLIA
A DEPRESSÃO AFETA TODA A FAMÍLIA
Ref bibliografia. John H. Greist, MD
James W. Jefferson, MD *
Quando usamos o termo depressão, estamos falando de uma condição médica comum, com sintomas muito específicos. Esses sintomas têm uma intensidade e duração significantes e podem afetar as funções e o bem-estar de uma pessoa, de várias formas. Esse tipo de depressão requer tratamento, uma vez que pode prejudicar seriamente a capacidade de uma pessoa desempenhar as atividades inerentes a uma vida normal, no trabalho, e em seus relacionamentos. A depressão pode afetar, de inúmeras formas, o nível de humor, a perspectiva de vida, o comportamento e as funções físicas de uma pessoa. O estado de humor de uma pessoa deprimida é quase sempre de tristeza ou de angústia, e a irritabilidade é comum. Sentimento de ansiedade ou uma sensação de medo de que algo de terrível está para acontecer, com freqüência acompanha os sintomas da depressão.
Por exemplo, se um gêmeo idêntico tiver depressão, existe uma chance de 70% do outro gêmeo também desenvolver depressão. Nos filhos, pais e irmãos de uma pessoa deprimida (incluindo gêmeos não-idênticos) a probabilidade de desenvolvimento de depressão é de aproximadamente 15%. Nas pessoas que não têm parentes chegados que sofrem de depressão, a probabilidade de virem a desenvolver depressão é de apenas 2% a 3%. Parece haver verdade na idéia de que a depressão pode “disseminar-se na família”
Existe alguma evidência de que as crianças que sofrem perdas prematuras de pessoas importantes, especialmente os pais, são mais propensas em desenvolver depressão, mais tarde, na vida. .
- Tente manter um relacionamento o mais normal possível
- Reconheça que a pessoa está sofrendo
- Não espere simplesmente que a pessoa “melhore repentinamente”
- Envie esforços para que a pessoa decida se tratar e melhorar
- Demonstre afeição, ofereça palavras reconfortantes e faça elogios
- Mostre que você respeita e valoriza a pessoa
- Ajude a pessoa a manter-se ocupada, um membro ativo da família
- Não critique, atormente ou censure a pessoa por seu comportamento deprimido
- Não diga ou faça qualquer coisa que, em sua opinião, poderia piorar a imagem pouco satisfatória que a pessoa já tem de si mesma.
- Leve a sério qualquer conversa sobre suicídio e notifique o fato imediatamente ao médico ou ao profissional responsável.
Ao pé do ouvido!
Quero lhe falar...
.... de algo que vai alem da da partilha sincera e verdadeira.
Daquela batalha instransferivel que somente pode ser travada por nós mesmos(as), da luta entre fazer e o não fazer, do assumir e do não assumir a responsabilidade que lhe cabe.
Assim é nosso momento de reflexão: muitas vezes há um certo desconforto, desencontro, encontro, persistência desistência, as vezes por falta de coerência, entendimento, partimos para ignorância, precisamos separar um tempo para nossa reflexão, nosso momentum "espiritualidade".
Com essa iniciativa poderemos realmente passar a entender nossa forma de agir nossas respostas diante dos problemas que a vida nos apresenta. O AMOR EXIGENTE nos ensina o caminho e a escolha é nossa trilhar ou não esse caminho, nos grupos somos incentivados, insitados e até mesmo indignados a buscar nossas mudanças que vão do nosso interior mais profundo ao nosso exterior que esta disponivel a todos que convivem conosco sendo esse o mais fácil .
Longe de ser facil, essa tarefa quando bem executada nos trás um ganho profundamente satisfatório no sentido da Vida que queremos para nós,
quando optamos por buscar uma qualidade de vida melhor.
Nos grupos devemos incentivar uns aos outros a uma busca constante de um melhor entendimento sobre nos mesmos, reconhecendo nossos próprios limites nossas aptidões, nossas qualidades e defeitos.
No grupo de apoio não classificamos pessoas, mas falamos de comportamento, nossos de nossos familiares com o intuído de encontrar caminhos para uma melhor adaptação na implantação dessa proposta de vida.
Grupo de apoio da apoio dentro das diretrizes e dentro dos princípios éticos institucionais do AMOR EXIGENTE.
Praticam e estimulam o autoconhecimento, buscando uma profunda interiorização.
Praticam o respeito pela dignidade do ser humano.




























