Número de adultos que apresentam dependência de drogas sobe pela primeira vez em seis anos. Agora são 29 milhões: diz Relatório Mundial sobre Drogas 2016 do UNODC
Uso de drogas e suas consequências na saúde
De acordo com os dados apresentados no relatório, que são de 2014, 1 entre 20 pessoas, entre 15 e 64 anos, fez uso de pelo menos algum tipo de droga no mundo. Embora substancial, esse número não sofreu elevação, ao longo dos últimos quatro anos, na mesma proporção da população mundial. O relatório, contudo, sugere que o número de pessoas que apresentam transtornos relacionados ao consumo de drogas aumentou desproporcionalmente pela primeira vez em seis anos.
Além disso, cerca de 12 milhões de pessoas usam drogas injetáveis e 14 por cento destas vivem com HIV. Esses dados revelam que o impacto do uso de drogas na saúde continua preocupante.
Ao se analisar as tendências ao longo de vários anos, o relatório mostra que com a mudança das normas sociais no tocante à cannabis - predominantemente no ocidente - seu consumo subiu em paralelo à maior aceitabilidade em relação à droga. Em muitas regiões, mais pessoas iniciaram tratamentos para transtornos relacionados ao uso de cannabis, ao longo da última década.








