Refletir - Um ato de Amor, Uma Prece, Um Salvar, Um Transmutar...

O Dia a dia nos Grupos de Apoio.

Compartilhar:  é um dos valores fundamentais comuns aos grupos de Apoio compartilhar com os membros do grupo o que cada um possui  do ponto de vista humano, passando a ser uma contribuição muito necessária de alto valor humano.

Honestidade: é outro ponto forte durante a caminhada nos Grupos de Apoio,  alicerce-se nela e Participe do grupo e fale coisas de você,  não de política, trabalho ou de outras coisas, tome cuidado com brincadeiras não perca o respeito, pois o que pode ser engraçado para você para o outro pode ser uma ofensa.  Fale do que provoca medo e dor dentro de você.
Como diz aquele dito popular...

Quem não se comunica.... se trumbica ....”.

É uma referência clara à necessidade do ser humano:   comunicar-se, sem máscaras, em relações humanas baseadas na autenticidade do sentimento e da palavra, aprendemos e falamos sobre a necessidade de sermos verdadeiramente sinceros...
Esta honestidade diante do grupo é um valor muito antigo; apareceu nas primeiras comunidades e era chamada de confissão aberta ou auto revelação,  precisamos ter claramente e reconhecer o quanto é importante sermos honestos.  
Sem honestidade perde-se o fator terapêutico deve-se permitir  experimentar uma relação verdadeira e o amor entre as pessoas.
O apoio é mutuo  então é preciso entender que mesmo que eu esteja mentindo “para mim mesmo”  quando eu não estou sendo honesto  o grupo como um todo perde.

Espiritualidade: em todos os grupos é possível resgatar e mobilizar a energia espiritual de seus componentes para que os mesmos encontrem a coragem necessária para enfrentar e buscar os objetivos propostos.
A energia espiritual pode reintegrar a pessoa com ela mesma, com o grupo, com a comunidade, com a sociedade, com o seu Poder Superior.
É perfeitamente possível criar um ambiente ecumênico e oferecer os instrumentos para que o indivíduo tenha a oportunidade e a liberdade necessária para procurar sua própria origem e responder de maneira adequada a sua própria dimensão espiritual dai a importância de entender o motivo por trabalharmos espiritualidade nos grupos de Apoio.


Deve ser aceita voluntariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário