9 Princípio - Grupo de Apoio


O Grupo de Apoio é o lugar certo onde se reaprende a dialogar. Você é visto, é ouvido, é compreendido e se torna capaz de ver, ouvir e compreender.

As famílias precisam dar e receber apoio em sua própria comunidade para que possam mudar sua atitude.

Nesse apoio da comunidade não incentivamos e também não aceitamos culpas ou culpados. Ajudamos na fixação dos limites, na tomada de atitudes e consequente precipitação da crise. Depois, também no controle da crise, dando-lhes coragem para não desanimarem até atingirem o alvo desejado, ajudando, ainda, a encontrarem ou descobrirem uma fé cheia de entrega e de esperança.

Cooperação é a união de pessoas em torno de um trabalho comum para o bem de todos.
Cuidado! ao Privar Crianças e Adolescentes de assumirem responsabilidades.

Por exemplo cuidar de suas coisas como: arrumar as gavetas de seu armário, a sua cama, limpar e ordenar o seu quarto e assim por diante.

Observe: arrumar as suas coisas. O que dizer das tarefas comunitárias? Quando um filho se atém a somente cuidar de suas coisas ainda não é um cooperador, pois está fazendo somente coisas para si e não para o bem do seu núcleo familiar, família ampla ou comunidade.

Hoje observamos em vários lares que os adolescentes apresentam uma expressão de absoluto fastio, de acomodada insatisfação, por não ter função na ordem familiar estabelecida. São os tiranos que padecem da "síndrome do sofá". Os filhos só deixarão o comportamento de tiranos quando os pais mudarem o seu de servos, de facilitadores, para o de pais com autoridade que estimulam, cobram e premiam com justiça.


Nós o amamos, mas não aceitamos o que você está fazendo de errado!

Este pensamento constitui a pedra angular do Amor-Exigente.



Exigir é cobrar apenas o que é devido e o que é justo.




Vamos Exigir, disciplinar sem o aspecto de punição. Conscientes de que o que os filhos não aprendem em casa, conosco, a vida vai ensiná-lo, muitas vezes, às duras penas... duras para nós e duras para eles.


Amar é fruto do real interesse pelo outro, mesmo que o outro não nos desperte simpatia. O amor estabelece compromissos. Sua prática implica fidelidade com verdade. Amar significa aderir a algo, mesmo que para isso se tenha de abrir mão de coisas de que gostamos. Amor significa ir em direção ao objeto amado. O amor liberta o homem de si mesmo, haja visto o perdão incondicional de si e do outro.


" Amor com respeito, sem egoísmo sem comodismo...
Amor desvinculado da obtenção de quaisquer vantagens.
Amor que educa e orienta".



Pai!
Tua Exigência sem amor me Revolta.
Teu Amor sem exigência me Humilha.
Teu Amor-Exigente me Engrandece

Nenhum comentário:

Postar um comentário