O livre arbítrio
Arbítrio = Parecer, juízo, opinião, vontade, determinação que não dependem de regra, praxe ou lei, mas da prudência ou retidão da pessoa.
Os problemas da família e da Escola têm raízes em nossa atual cultura, ou sociedade. São dominantes, em nossa sociedade, a oferta, o uso e o abuso de drogas.
Perfil
Quando falamos do SER e do TER, e nos deparamos com uma situação corriqueira e cotidiana, podemos nos questionar ou refletir sobre em que momento o tão falado “livre arbítrio” se faz presente. Vivemos em uma sociedade voltada a criar padrões de comportamento de visões de mundo sobre o que é certo e o que é errado e naturalmente ou de forma imposta e muitas vezes manipulada nos vemos inseridos em formas de pensar e julgar, levados a compreender as coisas com base nessa determinação do grupo ao qual fazemos parte ou estamos inseridos ou impactados. Em que momento o livre arbítrio existiu antes da inserção nesse grupo ou ela tem a possibilidade de se fazer presente depois dessa inserção diante de tantos olhares vigiados, diante de tantos pensamentos em desalinho com o pensamento comum do grupo ao que se faz parte.
Somos capazes de expressar um pensamento livre, ou nosso pensamento se direciona a ser o máximo possível ou condizente com o pensamento de massa?
Compreender o livre arbítrio é entender que mesmo diante de tanta manipulação (meio digital, meio humano) podemos ainda assim ter nossa capacidade de pensamento livre viva, sobretudo quando entendemos que somos impelidos a pensar como todos pensam ainda mais quando estamos inseridos em grupos.
Experiencia
As mídias sociais de hoje em dia criam situações em que manipulam seu humor sua perspectiva diante de problemas e situação sociais, muitas vezes sem que se deem conta estão sendo manipulados o que não se difere em muitos grupos sociais.
E porque é importante refletir sobre essas questões, obviamente essa relação de livre arbítrio e escolhas verdadeiramente suas ou com base em um grupo, tem muito a ver com pré-adolescência, adolescência, vida adulta e drogas.
Muitas vezes vivemos uma situação de conformidade, mas somos incapazes de compreender como as pessoas ingressam nesse mundo da “droga”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário