Quais são os impactos do preconceito na vida dos dependentes?

 * O preconceito muitas vezes atrasa a ação a busca por ajuda e contribui para a negação, discrimina.


Por que ainda há preconceito contra dependente químico?

Considerações:

A falta de informação;

A desigualdade entre classes, histórico de problemas raciais;

O preconceito dificulta o entendimento de que a  droga é um caso de saúde pública e que políticas públicas eficientes teriam muito mais efeitos positivos do que a truculência policial ou o desprezo da sociedade;

Raízes de um preconceito:

 É preciso entender que a dependência química é uma doença crônica e sem cura, mas com possibilidade de tratamento. 

O Estado, quase sempre com políticas falhas, violentas e muitas vezes impróprias, especialmente nas áreas mais pobres e sobretudo com tratamento preconceituoso.

Infelizmente o preconceito leva muitos desses jovens para a cadeia sem direito a penas alternativas que possibiltariam um contato mais positivo com a recuperação em grupos ou tratamentos específicos.

Enfim, o preconceito contra dependente químico ainda é uma realidade e cabe a todos nós compreendermos que temos um papel fundamental na sociedade e em nossas famílias utilizando a informação e o conhecimento para vencer o preconceito.

A sociedade precisa de um novo olhar?

Faces de um preconceito, a dor de quem sofre.



Espiritualidade pluralista

 

Espiritualidade pluralista  

A  espiritualidade nos permite ter um contato mais verdadeiro com a expressão mais sincera  do que somos, na unidade, do próprio Ser.  

 
Ela é capaz de traduzir e conscientizar uma real necessidade humana, de transformar a si próprio, diante de uma busca de elevação espiritual, ressignificando o real sentido da Vida, muito além da visão do “TER” e indo ao encontro do “SER”, do:

Como? Por quê? => Para que? 
 
Vivenciar a Espiritualidade Pluralista é desenvolver uma qualidade do Ser Humano em que se aceita e respeita qualquer expressão da espiritualidade, isto é, se respeita o SER único de cada pessoa. 
 
Ao passo que a espiritualidade nos liberta de algo muito peculiar no ser humano, nossas crenças como verdades absolutas. Através da 
espiritualidade nos desprendemos de dogmas, pré-conceitos e preconceitos que pode tolher nossa capacidade de ver além dessas limitações impostas. 
 
Trabalhamos a espiritualidade nos grupos com o intuito de evidenciar a capacidade humana de vislumbrar um novo tempo, de 
transformações, de elevação e transcendência, espiritual. 

Não Há Recuperação sem Conversão” 

NÃO SE TRATA DE CONVERSÃO RELIGIOSA, ELA VAI MUITO ALÉM DISSO. 

Através da espiritualidade somos capazes de transcender/transmutar: a dor, a tristeza, a culpa, a vergonha, a falta de aceitação, a impotência, a imaturidade, o amor próprio, o egoísmo, a soberba, a arrogância, a fraqueza, a consciência humana o amor. 
 
Uma nova consciência sobre si mesmo e suas relações com o todo. 

A espiritualidade nos motiva a querermos nos transformar. 

Ser um ser melhor, transformar a si próprio. 
É um processo pessoal que contribui para um melhor entendimento sobre a vida sobre o Eu sobre o Outro.  
 
E a forma como esse Ser se relaciona diante das situações cotidianas no seio familiar, no grupo ao qual pertence ou faz parte, na sociedade, no Mundo. 
 
A conversão: uma transformação na Vida que compreende as atitudes, comportamentos visão de mundo, visão de si mesmo e sua relação com o interior e exterior de si próprio.  

Uma gota do verdadeiro Amor justifica uma Existência” 
 

Drogas Sinteticas

nomes comuns ou de ruas : Ecstasy, E, Adam, XTC, Clarity, Essence, Hug Drug, Love Drug, Molly

O que é MDMA?

O MDMA (3-4 metilenodioximetanfetamina) é um medicamento psicoativo sintético com uma estrutura química semelhante à estimulante metanfetamina e ao alucinogênio  . O MDMA é uma droga ilegal que atua tanto como estimulante quanto psicodélico, produzindo um efeito energizante, além de distorções no tempo e na percepção e maior prazer com as experiências táteis. É conhecido como Ecstasy e Molly.

Essa droga ilícita exerce seus efeitos primários no cérebro sobre os neurônios que usam os produtos químicos serotonina, dopamina e noradrenalina para se comunicar com outros neurônios. A serotonina é provavelmente responsável pelos sentimentos de empatia, humor elevado e proximidade emocional experimentados com este medicamento. No geral, esses sistemas de neurotransmissores desempenham um papel importante na regulação:

  • humor
  • energia / atividade e sistema de recompensa
  • apetite
  • agressão
  • atividade sexual
  • dormir
  • sensibilidade à dor
  • frequência cardíaca, pressão arterial.
Está disponível como droga de rua desde os anos 80 e o uso aumentou nos anos 90 entre estudantes universitários e jovens adultos. Em seguida, era frequentemente distribuído em festas noturnas chamadas "raves", boates e shows de rock.

Riscos à saúde MDMA

Os usuários podem encontrar problemas semelhantes aos experimentados por usuários de anfetamina e cocaína, incluindo dependência. A pesquisa mostrou que os animais auto-administram MDMA, um indicador do potencial de abuso de uma droga.

Podem ocorrer danos aos neurônios da serotonina cerebral; Pensa-se que a serotonina desempenha um papel na regulação do humor, memória, sono e apetite. Estudos estão em conflito com o uso do MDMA e seus efeitos na memória e cognição.

Após o uso moderado do medicamento durante uma semana, os efeitos psicológicos e físicos devidos à abstinência podem incluir:

  • irritabilidade
  • depressão
  • agressão e impulsividade
  • tensão muscular
  • problemas com o sono
  • ansiedade
  • déficits de memória
  • perda de atenção
  • náusea e diminuição do apetite
  • perda de interesse em sexo

  •  
Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA). Estudo sobre 
o monitoramento do futuro: tendências na prevalência de vários
 medicamentos para alunos da 8ª, 10ª e 12ª séries; 2014 - 2017.
 Acesso em 24 de setembro de 2018
Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental. (2017). Indicadores principais de uso de substâncias e saúde mental nos
 Estados Unidos: Resultados da Pesquisa Nacional de Saúde e Uso d
e Drogas de 2016 (Publicação HHS SMA 17-5044, NSDUH Série H-5


Manter o caráter de grupo leigo e voluntário


Manter o caráter de grupo leigo e voluntário




O saber a gente aprende com os mestres 
e os livros. A sabedoria se aprende 
é com a vida e com os humildes.

Cora coralina


Manter


 O caráter

Talvez seja necessário contextualizar: Caráter ou carácter é um termo usado em psicologia como sinônimo de personalidade, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. 

Embora pessoas associam o caráter a uma característica relacionada à Genética, o que não ocorre, também é importante entender que o Caráter é o conjunto das qualidades, boas ou más, representando a forma habitual e constante de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo.

 É um feitio moral.
 É a firmeza e coerência de atitudes.


Leigo

Embora a palavra leigo possa ter outras variações no seu significado historicamente pode-se entender como: são pessoas que não possuem conhecimento aprofundado sobre determinado assunto; que expressa certa ignorância acerca de alguma coisa; desconhecedor. 



Voluntário

O que é voluntariado: É o ato de doar seu tempo e seu conhecimento para fomentar a sociedade em que você vive. Sem receber $$$ por isso.



Longe de nos manter ignorantes acerca do conhecimento a expressão “manter o caráter de grupo leigo” nos traz um entendimento de que temos muito a aprender que não sabemos de tudo sobre tudo que não somos donos de uma verdade absoluta, mas que juntos podemos crescer em conhecimento em capacidade de ser, de servir, de multiplicar a consciência de que a busca por uma qualidade de vida pode e deve andar junto com nossa abertura mental, espiritual diante da necessidade de ação que intensifica a busca por conhecimento e entendimento sobre si mesmo sobre a vida e sobre o mundo atual em que vivemos e nos relacionamos.


A pandemia nos trouxe uma situação diferente de vida de relacionamento pessoal interpessoal trouxe algo corriqueiro para muitos e novidade para outros tantos... O mundo maravilhoso das Live´s, são tantos e tantos “especialistas”, sobretudo sobre o mundo das Drogas, são os mais diversos Títulos. é pelo facebook , é pelo Instagran, é pelo youtube...


O que é muito bom porque você pode ter a excelente oportunidade de ver/ouvir  visões das mais diversas possíveis e refletir a respeito do que viu e/ou ouviu tirando suas próprias conclusões.



Quem sabe despertando outras necessidades de reflexão de entendimento e de busca de mais conhecimento.

Você pode refletir sobre sua familia, você pode refletir sobre a visão aparente e a visão real sobre sua familia..

Que vai alem do comercial de marketing que mostra uma família perfeita.

Você pode refletir sobre prevenção.

Você pode refletir sobre as politicas de prevenção. 

Você pode refletir sobre as políticas públicas antidrogas.

Você pode refletir sobre as políticas públicas saude mental.

Você pode refletir sobre o seu papel na sociedade.

Você pode refletir sobre a sua vida e a vida da sua Família.

Você pode refletir sobre codependencia.

Você pode refletir sobre os danos causados em você, na sua família e nos outros que se relacionam com você diante de uma dependência.

Quando Refletimos nos damos a oportunidade de abrir a mente para novas consciências dignamos a necessidade de mais conhecimento e entendimento e criamos o fervor que insita a atitude de ir em busca de saber mais e alem do que nos dizem saber.


Manipulando Sentimentos - Limites

Ainda sobre limites...


 Já percorremos um longo caminho até aqui.. não é mesmo?

       De que caminho estou falando?

              Dos Princípios?
               
                   Da busca de uma vida em sobriedade?

                                  De uma Vida em Recuperação?

O que liga a resposta a cada uma dessas perguntas desses questionamentos??


Creio que a palavra influenciador tem ligação direta com a palavra RESPONSABILIDADE


Estamos vivenciando uma época onde muitos estão se deparando de forma direta com as limitações impostas diante de uma situação, de certa forma, incomum na vida de todos.

Um vírus que tem como característica uma facilidade imensa de contagiar outras pessoas através de um contaminado, uma doença nova que tem causado muitas mortes em grande parte do mundo.

Hoje a limitação maior envolvendo essa situação é falta de uma vacina o que dificulta o controle da contaminação .


Todos estão se deparando com a necessidade de permanecer em quarentena.

Limites sendo impostos, muitas pressões internas e externas, qual a nossa posição perante esse limites.

Vê-se muitas pessoas falando do quanto esse período oportuniza as pessoas, a sociedade de mudar a visão sobre a convivência, sobre as relações humanas, sobre as relações econômicas.

Muitos ponderam sobre a crença de que passaremos por essa pandemia sendo uma sociedade diferente mais evoluída .

Por outro lado ao mesmo tempo que vimos uma sociedade preocupada com a proteção a vida, vimos um anseio pela busca do capital.

Como podemos nos posicionar com firmeza, sem ceder às pressões, chantagens e manipulações?


Como manter um “não” diante de uma insistência perturbadora, sem perder o equilíbrio?


Como devemos agir para não permitir que os desajustes do outro minem nossos recursos?

Como formamos o nosso senso critico, como formamos nosso padrão de pensamento, o que trouxemos das nossas raízes culturais que pesam na nossa visão do que é certo ou errado, da nossa responsabilidade pela nossa vida e de outros?


O apelo monetário suplanta o apelo da vida?

SOBRE LIMITES:
HÁ UMA EXPRESSÃO MUITO COMUM USADA POR MUITOS QUE DIZ:

.... O MUNDO ENSINA....

O PROBLEMA É QUE A TOLERANCIA DO MUNDO SOBRE LIMITES 
É PROPORCIONAL AO 
SEU TAMANHO


É possível que nenhuma pessoa entenda tão claramente sobre LIMITES  quanto as pessoas que vivenciam essa proposta de vida Chamada 
AMOR EXIGENTE 

SABEMOS O QUANTO A FALTA DE LIMITES TRAZEM CONSIGO PROBLEMAS

ENTÃO, como devemos lidar com um VIRUS que não reconhece LIMITES

FISICOS 

EMOCIONAIS

FINANCEIROS

TERRITORIAIS

Obrigação de responder pelas .ações próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas.

"responsabilidade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/responsabilidade [consultado em 25-03-2020].
Obrigação de responder pelas .ações próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas.

"responsabilidade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/responsabilidade [consultado em 25-03-2020].

Cuidando de Você - QUARENTENA

AGRADECENDO A DISPONIBILIDADE DE SEMPRE EM NOS AJUDAR 
DR. JULIANA MANERA

Conversando a respeito de Psicologia Positiva
ANSIEDADE,  PENSAMENTO,  
SÃO 3 VIDEOS PESSOAL ACOMPANHEM OS PRÓXIMOS..








Precisamos Falar sobre Isso

Saúde Mental é o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem contudo perder o valor do real e do precioso. ... Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros.

Reconhecendo e respeitando nossos  limites físicos, emocionais efinanceiros sem esgota-los a pontos de nós adoecer. Aprenda a dizer não. Ensine o respeito aos próprios limites .

Saúde Mental

O QUE É SAUDE MENTAL?

A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Quando na verdade pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. 

..  só por hoje..

São pessoas que compreendem e são capazes de vivenciar todos os dias vivque uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração buscando enfrentar  os desafios e as mudanças da vida que ocorrem  com equilíbrio e com muita humildade sabem momento de pedir  ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes na vida.

Nossos comportamentos a forma como reagimos às exigências da vida está relacionada a nossa Saúde Mental.

A compulsão é talvez o reflexo de que algo não está bem em nós mesmos.
o excesso de trabalho, álcool, substâncias psicotrópicas, é preciso ter atenção e buscar ajuda.