Eu voltei e você?

 
VOCÊ pode até se sentir desmotivado a continuar participando frequentando o seu Grupo de apoio, pode até mesmo estar desfrutando de uma vida em sobriedade.

Mesmo que as coisas pareçam ser a repetição de coisas que você já está saturado de ouvir.

Entender que sempre temos pessoas chegando pela primeira vez nos Grupos sedentas de informação e apoio, trazendo consigo uma vivência que por vezes é semelhante em comportamento atitude sentimento que já tenhamos vivido.
Incrível é que através dessas histórias e mais histórias revemos comportamento inadequados que um dia também praticamos e que dentro de uma nova postura de vida não queremos repetir.

Voltar ao grupo mais do que não esquecer é reafirmar uma vida nova.


Diante da recaída

A atividade dos Grupos de apoio baseiam-se na busca por atitudes positivas que agem  de forma a concientizar a pessoa da necessidade de buscar valores espirituais e vivenciar novos valores e comportamentos, essa dinâmica de partilhas dobradas traz crescimento e sobretudo faz cair por terra aquela máxima de que:
“Uma vez adicto, sempre um adicto” pois existe RECUPERAÇÃO e pessoas estão vivendo em recuperação, conquistando ou reconquistando sua liberdade fortalecendo o "só por hoje".

A adicção tem relação com :  obsessão e compulsão. A obsessão se traduz naquela idéia fixa que leva a pessoa sempre de volta à sua droga de preferência ou a algum substituto, na procura do bem‐estar e do conforto que um dia ela experimentou.

A compulsão se mostra quando se  inicia um processo com um pico, um comprimido ou um drinque e a pessoa não consegue mais parar.

Somente com a sua própria força de vontade pode vencer essa compulsão.

Devido sua sensibilidade física às drogas, a pessoa  cai nas garras desse poder destrutivo maior que a própria pessoa.

De modo geral a pessoa enfrenta um dilema comum na dependência ao descobrir que não consegue mais funcionar como ser humano, usando ou não usando drogas.

O crescimento e amadurecimento diante de uma vida em recuperação tem como melhor fundamento a abstinência nossos melhores alicerces são: evitar a desonestidade e auto-engano.

Embora costuma-se dizer que só muda o endereço o grau dá doença e o ritmo dá recuperação é diferente de pessoa para pessoa e um grupo de apoio se respeita isso.

Uma recaída pode  trazer uma nova base para se alcançar uma liberdade reconhecendo a necessidade de uma vontade inflexível de ficar limpo e a energia que é necessária investir,  aconteça o que acontecer, até passar a crise.

E  o mais legal e esclarecedor desse entendimento e  que é uma grande sacada é que se você consegue superar pelo menos por um tempo a necessidade ou o
desejo de usar drogas, tem livre escolha sobre seus pensamentos impulsivos e ações compulsivas.

Atingiu um ponto que pode ser decisivo para a sua recuperação.

Tempo de reflexão

O que podemos fazer a fim de contribuir para que a vida familiar seja mais leve, mais alegre?
Pare, observe e questione:

- Quais são os valores naturais de sua família?

- Amor?

- Estabilidade?

- Espiritualidade?

- Honestidade?

- Respeito?

Não percamos o que é bom!
- que posturas, em nossa casa estão ultrapassadas, estão nos atropelando e precisam ser substituídas ou reajustadas?

Há valores que são fundamentais e insubstituíveis, porque trazem paz, alegria e auto-estima elevada, fortaleça o que bom.