O amor vem antes mas fica, exatamente, no mesmo nível de importância da Exigência, da Disciplina. Codependência: "Ninguém pode nos ferir sem o nosso consentimento"
1-Princípio, 2-Princípio, 3-Princípio,4-Princípio,5-Princípio, 6-Princípio,7-Princípio,>,8-Princípio, 9-Princípio,10-Princípio,11-Princípio,12-Princípio
E o que é AMOR EXIGENTE???
E o que é AMOR EXIGENTE???
Tratamento
TRATAMENTO DAS DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS
Não existe tratamento universal para as farmacodependências. Nenhuma modalidade terapêutica mostra-se claramente superior para todos os pacientes. Entretanto, existem alguns princípios comuns que devem estar presentes em qualquer abordagem terapêutica. O NIDA (National Institute on Drug Abuse) listou 13 princípios para o tratamento eficaz:
PRINCIPIO 1
Um único tratamento não é apropriado para todos os indivíduos. Combinar locais de tratamento, intervenção e serviços para os problemas e necessidades de cada indivíduo, em particular, é indispensável para o sucesso final, ao retornar para o funcionamento produtivo na família, local de trabalho e sociedade.
PRINCIPIO 2
O tratamento precisa estar prontamente disponível. Pelo fato de que os indivíduos dependentes em drogas podem estar duvidosos quanto a iniciarem em tratamento, aproveitar as oportunidades quando eles estão prontos é fundamental. Candidatos potenciais podem ser perdidos se o tratamento não estiver imediatamente acessível.
PRINCIPIO 3
Um tratamento eficaz é aquele que atende às diversas necessidades do indivíduos e não apenas ao uso de drogas. Para ser eficaz, um tratamento deve abordar o uso de drogas do indivíduo e quaisquer outros problemas associados: médico, psicológico, social, vocacional e legal.
PRINCIPIO 4
O tratamento de um indivíduo e o plano de serviços devem ser continuamente avaliados e modificados quando necessário para garantir que o plano atenda às necessidades mutáveis da pessoa. Um paciente pode precisar de combinações variadas de serviços e componentes de tratamento durante o curso da terapia e recuperação. Além de aconselhamento ou psicoterapia, um paciente às vezes pode requerer medicação, outros serviços médicos, terapia familiar, instruções aos pais, reabilitação vocacional, serviços legais e sociais. É fundamental que a abordagem do tratamento seja apropriada à idade, gênero, etnia e cultura do indivíduo.
PRINCIPIO 5
A permanência no tratamento por um período adequado de tempo é essencial para sua eficácia. A duração apropriada para um indivíduo depende de seus problemas e necessidades. Pesquisas indicam que para a maioria dos pacientes o limiar de melhoria significativa é alcançada com 3 meses de tratamento. Após alcançar esse limiar um tratamento adicional pode produzir mais progresso rumo à recuperação. Devido ao fato de as pessoas com freqüência deixarem o tratamento prematuramente os programas devem incluir estratégias para envolver e manter os pacientes.
PRINCIPIO 6
Aconselhamento (individual ou em grupo) e outras terapias comportamentais são componentes cruciais para um tratamento eficaz. Em terapia os pacientes mencionam temas como motivação, aquisição de habilidades para resistir ao uso de drogas, substituição de atividades que não impliquem em uso de drogas e melhoria de habilidades para resolver problemas. A terapia comportamental também facilita relações interpessoais e a habilidade do indivíduo para atuar em família e na comunidade.
PRINCIPIO 7
Medicações são um elemento importante no tratamento de vários pacientes, especialmente quando combinadas com aconselhamento e outras terapias comportamentais. Naltrexona é uma medicação eficaz para alguns pacientes com dependência de álcool. Para pessoas dependentes de nicotina, um produto de substituição da nicotina (tais como adesivos ou gomas) ou uma medicação oral (Bupropiona) pode ser um componente eficaz no tratamento. Para pacientes com distúrbios mentais, tanto os tratamentos comportamentais quanto os medicamentos podem ser de fundamental importância.
PRINCIPIO 8
Indivíduos com distúrbios mentais que sejam dependentes das drogas devem ser tratados de maneira integrada de ambos os problemas. Pelo fato de distúrbios mentais e de dependência freqüentemente ocorrerem no mesmo indivíduo, os pacientes que apresentarem ambas as condições devem ser avaliados e tratados pela recorrência de outro tipo de distúrbio.
PRINCIPIO 9
Desintoxicação é apenas o primeiro estágio do tratamento e isolada contribui pouco para mudança do uso de droga a longo prazo. Desintoxicação sob assistência médica administra com segurança os sintomas físicos agudos de abstinência associada à interrupção de uso de droga. Embora a desintoxicação sozinha seja raramente suficiente para auxiliar atingir abstinência por longos períodos, para alguns indivíduos é um precursor fortemente indicado em tratamento eficaz das drogas.
PRINCIPIO 10
O tratamento não precisa ser voluntário para ser eficaz. Uma forte motivação pode facilitar o processo do tratamento. Sanções ou carinho na família, estabelecimento de emprego ou o sistema de justiça podem aumentar significativamente tanto a entrada no tratamento quanto índices de retenção e o sucesso de intervenções no tratamento da dependência química. Pode-se inclusive recorrer a internações involuntárias para forçar o paciente a se tratar. Para isso é necessário uma indicação médica precisa.
PRINCIPIO 11
O possível uso de drogas durante o tratamento deve ser monitorado continuamente. Lapsos de uso de uso de drogas podem ocorrer durante o tratamento. O objetivo do monitoramento do uso de álcool e outras drogas por parte de um paciente durante o tratamento, através de exames de urina, pode ajudar o paciente a resistir ao uso de drogas. Tal monitoramento também pode proporcionar evidência concreta de uso de droga a fim de que o plano de tratamento do indivíduo possa ser ajustado. Feedback a pacientes que apresentarem resultado positivo ou negativo quanto ao uso de droga é um elemento importante de monitoramento.
PRINCIPIO 12
Programas de Tratamento devem proporcionar avaliação para AIDS/HIV, Hepatite B e C, Tuberculose e outras doenças. Aconselhamento pode ajudar pacientes a evitarem comportamento de risco. Pode também ajudar pessoas que já estejam infectadas a lidarem com sua doença.
PRINCIPIO 13
A recuperação do Dependente Químico pode ser um processo a longo prazo e freqüentemente requer vários episódios de tratamento. Tal como outras doenças crônicas, recorrências ao uso, de drogas podem acontecer durante ou após episódios de tratamento bem sucedidos. Indivíduos podem requerer tratamento prolongado e vários episódios de tratamento para atingir abstinência a longo prazo e restaurar funcionamento pleno. A participação em programas de apoio, de auto-ajuda, durante o tratamento é sempre útil na manutenção da abstinência.
Motivação para mudança
Uma variável significativa para o sucesso da abordagem do dependente químico é a avaliação continuada do estágio motivacional. Um paciente pouco motivado, graças a disponibilidade e informação de boa qualidade inteligível, pode avançar para a ação diante de seus problemas. Contudo, esse mesmo paciente motivado a mudar pode recuar para uma atitude de marcada indiferença às consequências de seu uso de álcool, tabaco e outras drogas. Essa variação de motivação contribui para que familiares e clínicos tenham intenso rechaço pelo dependente químico. A mera confrontação do dependente químico diante do seu histórico de problemas relacionados ao uso de drogas costuma produzir resultados muito inferiores ao da abordagem que leva em conta a ambivalência do indivíduo diante da contingência de ter de mudar seu estilo de vida.
Uma vez conquistada a abstinência ou mesmo um uso eventualmente não problemático das substâncias de eleição do dependente químico, ele e sua família terão a longo prazo o desafio de afastar as recaídas. Estas, quando ocorrem não devem levar todos a pensar que tudo foi perdido. Cada dia ganho em abstinência é em si irreversível, uma conquista definitiva a ser perpetuada em mais dias de igual sucesso. Pensar em um plano para as próximas 24 horas é uma estratégia clínica de enorme peso. Costuma, aliás ser a grande meta nas abordagens dos grupos de auto-ajuda, como AA e NA.
Fontes de informação sobre álcool, tabaco e outras drogas ou substâncias psicoativas:
Você como parte do Todo
Mensagem do grupo Reviver
Reviver entre tantas memórias, sentimentos e significados do Natal vou me ater a um puro e simples que vai muito alem de cresças e costumes.
O Natal nos conduz a um sentimento de nascimento, de e onde: E esse entendimento tem tudo haver com o nosso grupo e tantos outros grupos Mundo a fora que prestam o serviço voluntário ou não.
Entretanto falarei apenas do nosso grupo "Reviver" aqui encontramos ou simplesmente resgatamos um Eu ao qual já não tínhamos mais contato. Recebemos a oportunidade de renascer, despertar, redescobrir possibilidades de encontrar novos caminhos, novas conquistas, novas formas de Amar e se Amar.
Vislumbramos um futuro melhor, reconhecemos a necessidade de preparação e organização.
Passamos a entender o significado da palavra "atitude", e colocamos em pratica transformando o conhecimento em e vivencia.
Através do lema ".. Só Por Hoje..." passamos a viver um dia de cada vez sem culpa, continuamos amando, porém sem mais aquela necessidade de aceitar as coisas erradas que a pessoa amada faz, seguimos na busca por uma transformação no presente, que sim pode ter uma base construida no passado, mas que verdadeiramente pode servir de suporte para uma nova construção ou reconstrução.
Vivenciamos a importancia do Apoio Mútuo e a importancia da familia.
Nos sentirmos parte dessa Grande Familia é parte da nossa própria evolução nessa caminhada. Participe mais, contribua mais o grupo é de todos e para todos que querem e buscam ajuda.
O nosso muito obrigado a todos que participam ou participaram em algum momento trazendo sua presença como forma de apoio, todos que contribuem de todas as formas para que o grupo siga firme na busca do seu objetivo, principal, que é prestar apoio mútuo a todas as pessoas que chegam até ele.
😉🙋
Reviver entre tantas memórias, sentimentos e significados do Natal vou me ater a um puro e simples que vai muito alem de cresças e costumes.
O Natal nos conduz a um sentimento de nascimento, de e onde: E esse entendimento tem tudo haver com o nosso grupo e tantos outros grupos Mundo a fora que prestam o serviço voluntário ou não.
Entretanto falarei apenas do nosso grupo "Reviver" aqui encontramos ou simplesmente resgatamos um Eu ao qual já não tínhamos mais contato. Recebemos a oportunidade de renascer, despertar, redescobrir possibilidades de encontrar novos caminhos, novas conquistas, novas formas de Amar e se Amar.
Vislumbramos um futuro melhor, reconhecemos a necessidade de preparação e organização.
Passamos a entender o significado da palavra "atitude", e colocamos em pratica transformando o conhecimento em e vivencia.
Através do lema ".. Só Por Hoje..." passamos a viver um dia de cada vez sem culpa, continuamos amando, porém sem mais aquela necessidade de aceitar as coisas erradas que a pessoa amada faz, seguimos na busca por uma transformação no presente, que sim pode ter uma base construida no passado, mas que verdadeiramente pode servir de suporte para uma nova construção ou reconstrução.
Vivenciamos a importancia do Apoio Mútuo e a importancia da familia.
Nos sentirmos parte dessa Grande Familia é parte da nossa própria evolução nessa caminhada. Participe mais, contribua mais o grupo é de todos e para todos que querem e buscam ajuda.
O nosso muito obrigado a todos que participam ou participaram em algum momento trazendo sua presença como forma de apoio, todos que contribuem de todas as formas para que o grupo siga firme na busca do seu objetivo, principal, que é prestar apoio mútuo a todas as pessoas que chegam até ele.
😉🙋
Assinar:
Comentários (Atom)




