O Reizinho Mandão





Nos dias de hoje não é incomum termos noticias, contarmos historia de Pais, avós e professores que tenham sido agredidos por jovens e adultos, sem qualquer respeito ao ser humano.
Para entender um pouco essa situação de risco, se faz necessário voltar um pouco à fita... Ou retroceder no tempo já que a expressão “voltar à fita” pode não ser entendida por muitos...  Mais jovens..
Constata-se que os pais  dos jovens de hoje sofreram ao longo do tempo uma perda clara do sentido de autoridade. De certa forma podemos concluir que muitos pais que hoje são avós dos jovens de hoje, tinham como característica rebelar-se contra a forma instituída de educação (reveja aqui nosso 1º principio raízes culturais).
Com isso muitos desses homens e mulheres tentaram ser diferentes: as mulheres foram todas em busca de trabalho e os homens recusaram o autoritarismo de que tinham sido vítimas assim como as mulheres, pais amigos/super pais, (reveja aqui nosso2º principio pais também são gente).
O que essa mudança representou basicamente? Esses pais das crianças de hoje foram educados em famílias voltadas para uma forma mais democrática, onde a sua voz foi ouvida e respeitada (havendo e quando havendo limites elásticos pouco claros estilo “O freguês é que manda (o filho)”.  Com isso passou-se de uma época em que crianças logo cedo eram mandadas para cama dormir e pouca voz ativa tinha já que de forma geral poucos se esforçavam para saber o que pensavam.
Passando para o oposto de tudo isso, passou-se a ter o reizinho  e desde muito cedo aprende que pode impor a sua lei. ( reveja aqui nosso 3º principio Os recursos são limitados).
Vê-se o desenho de pais que aceitam tudo, são indulgentes, tentam castigos que não conseguem fazer com que sejam cumpridos, em razão de relação entre progenitor e o seu filho que foi criada sem estabelecer uma distancia mínima que seja para o cumprimento de uma ordem.
Como se não bastasse ainda temos que levar em conta uma moda onde tudo deveria ser negociado, via-se pais gastando horas e horas antes de tomar qualquer decisão seja ela sobre: saída para passeio, finais de semana, casa de amigos, parentes.  Sem duvida que é uma grande conquista, porem é importantes termos em mente que questões de saúde e segurança dos mais novos não devem admitir negociação.
Quando um pai ou uma mãe sabem que um adolescente vai para uma festa onde o álcool e as drogas circulam livremente, a decisão só poderia ser uma: o adolescente não pode ir, seja qual for o seu protesto e ameaça.
O Retrato da violência do jovem que agride os pais/professores (quadros de violência e fúria) pertence basicamente a duas categorias:
1) ou têm perturbações mentais e devem ser encaminhados para um consulta clinica com um profissional (psiquiatra)
2) ou ganharam demasiadamente poder na família e querem a todo o custo que sua lei imposta seja respeitada.
E é possível identificar no ultimo caso que certamente houve um momento critico na vida passada dessa família onde: aquele em que o filho cresceu para o pai e este fez de conta que nada estava acontecendo. Creio ser importante os pais estarem atentos e procurar cessar  o comportamento da criança ou adolescente, já que de outra forma haverá repetição e o ciclo de violência nunca terá fim, se agravando ao longo do tempo, percebendo que quando os filhos são adolescentes o quadro fica ainda mais grave pois as ameaças passam a ter um maior poder físico.

Pense nisso! A relação entre pais e filhos deve ou devera ser uma relação construída com respeito mutuo, mas que a palavra final terá de pertencer sempre aos progenitores. (reveja o 4ºPrincipio – Pais e filhos não são iguais)

Palestra - Os Recursos são Limitados






O trabalho voluntario  possibilita inúmeras vivencias abrindo a visão de Mundo, de relações,  de possibilidades de exercer a cidadania a quem se permite essa experiência.
Também nos traz o entendimento de que podemos fazer mais, que nossas capacidades podem ser utilizadas além das nossas atividades profissionais, o que nos permite, a partir da  doação, contribuir com e para o bem comum.
Como Coordenadores do Grupo Reviver Erealdo e Marcia, agradecemos a atenção em dividir o seu conhecimento,  sua disponibilidade para atender a esse chamado.  Foi uma palestra de extrema importância na qual nos possibilitou,  também ter contato com uma visão do principio de alguém que trabalha de forma profissional  (na área de psicologia),  acrescentando e contribuindo para um melhor entendimento do Principio levando-nos a novos   relacionamentos,  considerações  e novas reflexões  com relação ao tema estudado ao longo do mês (Os Recursos são Limitados)  .
Aproveitamos, é claro para agradecer, também,  a todos que participaram que de forma muito positiva contribuíram com suas participações seja com perguntas, de vivencias, reflexões e constatações com base em tudo que foi explanado pela palestrante,  Dra. Juliana Manera.
Muito obrigado e contem conosco, o Grupo estará reunido sempre às segundas-feiras das 20h00min as 22h00min.
Obrigado.

Grande abraço.