3°principio do Amor Exigente - 2ª SEMANA: “O OUTRO”

2ª SEMANA: “O OUTRO”

Nesta semana vamos trabalhar COMO VOCÊ VÊ este terceiro principio.
Vocês observam diferenças nos limites de antes e hoje  é possível reconhecer essas diferenças? 
Quais as principais? 
E como vocês  vêm estas diferenças?
É possível que na sua criação ou na criação dos seus pais tenham sido criados, num contexto onde a sociedade era educadora, as escolas, parentes e sobretudo a família cumpriam papéis e atitudes éticas de preceitos morais.  E hoje como esta o nosso lar, a escola seguimos com essa preocupação e entendimento da importância desses valores e princípios..???
                 Os pais na maioria das vezes são omissos na educação dos filhos e as escolas não tem trabalhado na formação do caráter, e o jovem cresce à mercê das circunstâncias e principalmente do meio em que vive.

Que tipo de entendimento a família esta conseguindo passar para os "seus" sobre: amor,  a amor próprio, respeito próprio, respeito mútuo,  amizade, sinceridade, responsabilidade, reconhecimento de limites.

                 Os recursos materiais e emocionais dos pais têm limites.
                 A vida ensina desde muito cedo que temos recursos limitados. Ninguém é de ferro… Também  se é vulnerável emocionalmente e porque não se consegue tudo o que se gostaria de ter, porque a sociedade nos contraria ou nos decepciona… porque o mundo não é  como deveria ser… a gente vai sair por ai:
  • usando drogas e / ou  álcool? …
  • sendo violento e desprezível? …
  • passando por cima de tudo? …
  • brigando com todo o mundo? …
  • fugindo de qualquer responsabilidade? …

             Quanto desengano.... quanta falta de esclarecimento precisamos para perder o rumo de uma vida, quanto tempo precisamos, quantas coisas precisam ocorrer para que tenhamos a humildade de entender que precisamos aprender mais... evoluir ... crescer como pessoas (seres humanos)  e que não é vergonhoso reconhecer que se precisa de ajuda... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário