AS CINCO FASES DA CO -DEPENDENCIA

Faça o Teste: TESTE PARA SABER SOBRE CODEPENDENCIA

Em qual fase me Encontro?
fuga, barganha, angustia depressão, ira, aceitação.
 A primeira fuga da família vem através da negação (cuidado as vezes o melhor jeito é conseguir um inimigo é dizendo aos pais que seu filho esta com problemas de envolvimento com drogas);

Superada a fase da negação e a realidade vindo a tona refugiam-se então no "Circo" do desespero, afinal eles poderiam imaginar tudo menos ter um filho dependente de drogas.
Na fase a tendência por parte da família é a de agressividade e muitas cobranças.

A fase seguinte é a barganha. Tentam de tudo para mostrar ao filho que são os melhores pais do mundo, oferecem normalmente o que poderiam cumprir, como viagens (de preferência para outros estados ou ate fora do pais), carro, dinheiro, mudam o filho de escola, etc..

Quando nada disso adianta e infelizmente é o que normalmente acontece, vem então a terceira fase que é a da depressão. Uma angustia profunda, muitas emoções negativas, uma fase que atinge em cheio o dependente e pode causar certa descompensação levando o adicto a pensar na possibilidade de tratamento ou o que é mais provável leva´lo ainda mais para o fundo do poço.

.
.
.
ref. Alcides de Souza.(pisc.)

Um Novo Recomeço

O que precisamos ter claro que sempre é possível começarmos a escrever a nossa história de forma diferente. Que temos a capacidade de mudar a forma como vivemos a qualquer momento, para isso, basta que reconheçamos a necessidade da mudança e que realmente estejamos dispostos a fazê-la.

E você esta?

2º Princípio - Os pais também são gente

Hãmm
... será que São Mesmo!!!!
   Também conhecido como Princípio HUMANIZADOR
 Os pais são humanos e são apenas pais. Não são super-heróis nem se tornam perfeitos ao se tornarem pais. Devem assumir tranquilamente suas limitações, suas fraquezas, conscientes de que em sua função de pais com sua experiência, vivência e amor por seus filhos, são insubstituíveis.

E porque é tão necessário estudar esse principio ... o que nos trará de conhecimento, entendimento e consciência?

Resp.: Muitas coisas... que irão além dos exemplos que irei citar... mas como tudo você quem ditará as regras são: suas escolhas,  suas decisões, seus entendimentos, seu desejo de obter mais entendimento, conhecimento e consciência...

 SEM ESQUECER De NOSSA CONDIÇÃO DE SERES HUMANOS

  • Como estamos diante de nós e de Deus(força superior como você concebe) ? 
  • Temos sido nós mesmos? 
  • Respeitamos as pessoas e as consideramos, ensinando-as a se considerar e respeitar também? 
  • Como avaliar e definir de que modo nos posicionamos e assumimos nosso papel? 
  • O que fazer para crescermos no amor e no respeito aos outros? 
Mas a oportunidade esta ai! basta você segurá-la!

Caso queiram, assumam novos comportamentos, propondo experimentá-los e vivê-los durante uma semana, para sentir os resultados. 

Pois bem!  Um bom mês de Estudos... Para vocês!!!